DEPARTAMENTO DE COMPRAS PÚBLICAS MUNICIPAIS: Elaboração de DFD, ETP, TR, Pesquisa de Preços, Dispensa e Pregão – Rotina e Elaboração de Processos

Data:

a definir

Carga Horária:

24 horas

Local:

Presencial em Goiânia

Sobre o curso

No início de cada mandato, os servidores públicos municipais enfrentam uma série de desafios que vão além da agilidade na aquisição dos insumos e serviços. são inúmeros normativos, regulamentos e leis recentes que envolvem compras públicas, criando um cenário dinâmico e complexo.

A necessidade de atualização constante frente aos julgados dos Tribunais de Contas, somada à pressão por compras efetivas, eficientes e econômicas, sem comprometer a integridade dos processos, exige uma capacitação diferenciada e descomplicada.

Pensando nas dificuldades enfrentadas pelos servidores dos departamentos de compras municipais, desenvolvemos um curso especialmente prático, dinâmico e voltado para realidade.

Nossa metodologia é focada na prática, oferecendo atividades que simulam situações reais e modelos de documentos que facilitam a rotina diária. Desde o planejamento anual até a adesão de ata de registro de preços, abordamos os processos mais
básicos e corriqueiros de forma detalhada, proporcionando uma compreensão completa das exigências legais e operacionais.

Objetivos

Com exemplos práticos, estudos de caso e modelos prontos para uso, este curso visa uma experiência imersiva que prepara os participantes para enfrentar os desafios do dia a dia com segurança e eficiência. Garante que cada aluno saia do curso com um conhecimento aprofundado e aplicável, pronto para implementar departamento de compras de prefeitura ou câmara.

Público-alvo

O curso é destinado a servidores públicos e profissionais dos setores de compras, contratos e áreas finalísticas que trabalham em órgaos municipais com as atividades de contratações públicas, sobretudo na aquisição de bens e serviços em geral.

Apresenta potencial de agregar valor nas atividades de agentes públicos, agentes da contratação, membros da equipe de planejamento dacontratação, fiscais de contratos, gestores, consultores jurídicos, auditores e outros profissionais que lidam com os desafios das contratações na Administração Pública e que precisam dar maior eficiência e produtividade na realização de suas atividades.

Diferenciais do curso

Cenário amplo de atuação profissional no mercado
Acervo das profissionais sobre pesquisas de materiais sobre os temas
Materiais complementares: apostila e minutas
Prática de casos concretos

Valor do investimento

R$ 2.185,00

Forma de pagamento:

O pagamento da inscrição deverá ser efetuado, em parcela única, em nome de: Eleva Soluções Públicas - CNPJ nº. 47.766.718/0001-57. No seguinte banco:

Banco do Brasil (001)
Agência: 3229-8 Conta Corrente: 70445-8

Incluso:

coffee
Coffee Breaks
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Material didático com conteúdo exclusivo
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Certificado digital com autenticidade
v2 (25 x 25 cm)-3
Gamificação
WGS_1888

Professor

Anna Moroni
Advogada especialista em Direito Público com atuação especializada em contratações públicas licitações e contratos administrativos. Membra da Rede Governança Brasil e Sub-Comitê de Fornecedores. Diretora pedagógica em projetos de capacitação e eventos em contratações públicas para servidores públicos. Conteudista, palestrante, professora, confeiteira profissional e Head na Eleva.
cupom - AM-3

Professor

Ednilson Alves
Administrador, mestrando em Administração Pública pela Universidade Federal de Goiás (UFG), pós-graduado em Estratégias Empresariais pela UFG, MBA em Licitações e Contratos pelo IPOG. Servidor há 18 anos da Estatal Celg Participações S.A. Professor de pós-graduação e de cursos na área de Licitações e Contratos. Foi responsável pela elaboração e implantação do Regulamento Interno de Licitações e Contratos da Companhia Celg Participações S.A., pela Lei das Estatais nº13.303/2016. Atualmente também atua em compras públicas como Servidor na EMATER/GO.
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Professor

Guilherme Barreto
Advogado (OAB/GO nº 40.579) e Professor de Direito Público. Especialista em Direito Público (UniCambury/IGD), com MBA em Licitações e Contratos (IPOG). Procurador da Associação Goiana de Municípios – AGM e Advogado associado ao escritório Assolari & Advogados Associados.

Conteúdo programático

NOÇÕES GERAIS

1 Exigências de regulamentos
2 Planejamento (Plano Anual, ETP, Matriz de
Riscos e Orçamentação)
3 Integridade e Compliance
4 Agentes Licitatórios
5 Gestor e fiscais
6 Compras Diretas (Dispensa e
Inexigibilidade)
7 Pregão
8 Procedimentos auxiliares
9 Registro de preços
10 Alienações
11 Edital e anexos
12 Critérios de julgamento
13 Compras sustentáveis
14 Contratos e aditivos
15 Recebimento do objeto
16 Outros atos a serem regulados
17 Adesão aos atos federais

PLANEJAMENTO TÉCNICO

1 Documento de Formalização da Demanda:
a) Tempo da demanda
b) Esclarecimento da necessidade
c) Quantidade suficiente
d) Especificações básicas
2 Estudos Preliminares:
a) Sobre a Necessidade e interesse público
b) Solução: própria ou de mercado
c) Condições de entrega e pagamento
d) Formação do preço e dotação
orçamentária
e) Análise de riscos
f) Plano de Contratações Anual
g) Justificativas (parcelamento,
economicidade, aproveitamento, etc)

h) Preparação dos Fiscais
i) Sustentabilidade (logística reversa,
descartes, reciclagem, etc.)
j) Elaboração de documentos base (TR e
Projeto)
3 Forma de aquisição/contratação:
a) Direta ou licitada
b) Modalidade
c) Critério de julgamento

DESIGNAÇÃO DOS AGENTES LICITADORES

1 Quais são os agentes licitadores na Lei
14.133?
2 Pode ser comissionado, temporário e
terceirizado, ou só efetivo?
3 Em estágio probatório pode?
4 E o parentesco (nepotismo)?
5 Exigirá escolaridade?
6 Como será aplicada a segregação de
funções?
7 Receberão apoio e proteção?
8 Podem se negar à designação?
9 Terão Plano de Capacitação?
10 Tem regra para a remuneração extra?
11 Seguirão que Regulamento?
12 Tem prazo ou rodízio na designação?
13 Exercerão Funções ou Encargos?
14 Atuarão em jornada pré-definida, integral
ou parcial?
15 Poderão acumular atribuições?
16 Terão Impedimentos e
incompatibilidades?
17 Pelo que serão responsabilizados e em
que vias?

PUBLICAÇÃO E JULGAMENTO

1 Canais de Publicação/Divulgação
Obrigatórios
2 Publicidade complementar
(facultativa/institucional)
3 Atos a serem publicados nas Licitações e
Contratos:
4 Prazos para as publicações
5 Cuidados com as publicações (pode, não
pode, deve, não deve)
6 Julgamento da Licitação:
a) O representante legal da proponente
b) Análise dos documentos (habilitação)
c) Verificação das propostas
d) A atuação do Agente/Pregoeiro e Equipe
e) A participação de ME e EPP

COMPRAS COMUNS E COMPLEXAS: DE CAPA A CAPA - ETAPAS E CONFECÇÃO DE DOCUMENTOS

1 Pneus
2 Peças
3 Veículos
4 Material escolar
5 Uniformes escolares
6 Medicamentos
7 Merenda escolar
8 Bens de informática
9 Alimentação
10 Manutenção da iluminação pública
11 Manutenção da frota
12 Limpeza e conservação

Local do curso

*Curso ministrado presencialmente em Goiania/GO | Maiores informações sobre o local, clique sobre a tag no mapa.

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(62)2020-5320 ou pelo WhatsApp.

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