O MAIOR TIME DE ESPECIALISTAS REUNIDOS PARA ABORDAR A TEMÁTICA DE CONTRATAÇÕES DAS EMPRESAS ESTATAIS

ANNA MORONI

Advogada especialista em Direito Público com atuação especializada em contratações públicas licitações e contratos administrativos. Membra da Rede Governança Brasil e Sub-Comitê de Fornecedores. Diretora pedagógica em projetos de capacitação e eventos em contratações públicas para servidores públicos. Conteudista, palestrante, professora e CEO Eleva.

ANNA MORONI

ANDREA HELOISA

Especialista em Direito Público pela Universidade Presidente Antônio Carlos (UNIPAC), e em Direito Processual Civil pela AVM Faculdade Integrada, bacharel em Direito e em Administração, pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), sendo premiada como melhor desempenho da turma pelo CRA/MG. Certificada em Formação de Líderes em Cibersegurança pela Fundação Instituto de Administração (FIA) e em Formação Profissional Gestão de Privacidade pela TI Exames. Com 27 anos na área pública; Atuou como analista, pregoeira e membro de Comissão de Licitação, nas seguintes instituições: Prodemge como Superintendente de Apoio Logístico (2012-1015), Superintendente de Aquisições e Contratos (2015-2018).  Presidente da Comissão Especial de Licitação da Codemge (2019). Diretora da Central de Compras da Seplag/MG (2019-2020). Gerente Administrativo Financeiro da Conexis Brasil Digital (2022 até hoje).

ANDREA HELOISA

CRISTIANA FORTINI

Doutora em Direito pela Universidade Federal de Minas Gerais (2003). Pós-doutora na George Washington University (2015). Professora Visitante da Universidade de Pisa/Itália. Professora da graduação, mestrado e doutorado (corpo permanente) na Faculdade de Direito da UFMG. Professora do mestrado (corpo permanente) da Faculdade de Direito Milton Campos. Presidente do Instituto Brasileiro de Direito Administrativo (IBDA). Atuou como Controladora-Geral e também Procuradora-Geral Adjunta de Belo Horizonte/MG. Editora da Revista Brasileira de Estudos Políticos (Rbep). Membro do corpo de Mediadores e Árbitros do Centro Brasileiro de Litígios Econômicos. Atualmente é Vice-Presidente jurídica da CEMIG.

CRISTIANA FORTINI

CHRISTIANNE STROPPA

Doutora e Mestre pela PUC/SP. Professora de Direito Administrativo da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, Professora de cursos de Especialização no COGEAE/PUCSP, na Faculdade Damásio de Jesus e na Faculdade CERS. Ex-Assessora de Controle Externo no Tribunal de Contas do Município de São Paulo. Membra associada do Instituto Brasileiro de Direito Administrativo – IBDA, do Instituto de Direito Administrativo Paulista – IDAP, do Instituto dos Advogados de São Paulo – IASP e do Instituto Nacional de Contratação Pública – INCP.

CHRISTIANNE STROPPA

EDNILSON ALVES

Administrador, mestrando em Administração Pública pela Universidade Federal de Goiás (UFG), pós-graduado em Estratégias Empresariais pela UFG, MBA em Licitações e Contratos pelo IPOG. Servidor há 18 anos da Estatal Celg Participações S.A. Professor de pós-graduação e de cursos na área de Licitações e Contratos. Foi responsável pela elaboração e implantação do Regulamento Interno de Licitações e Contratos da Companhia Celg Participações S.A., pela Lei das Estatais nº13.303/2016. Atualmente também atua em compras públicas como Servidor na EMATER/GO.

EDNILSON ALVES

GABRIELA PÉRCIO

Advogada e consultora em Licitações e Contratos Administrativos. Graduada em Direito pela Pontifícia Universidade Católica do Paraná. Especialista em Direito Administrativo pela Faculdade de Direito de Curitiba – FDC-UNICURITIBA. Mestre em Gestão de Políticas Públicas pela Universidade do Vale do Itajaí-SC. Consultora na Zênite Informação e Consultoria S/A de 1998 a 2004. Servidora do Tribunal de Contas do Estado do Paraná de 2004 a 2006. Diretora Técnica da Consultoria Negócios Públicos de 2007 a 2010. Autora do livro “Contratos Administrativos – Manual para Gestores e Fiscais”, Ed. Juruá, Curitiba, 2015. Autora de diversos artigos sobre o tema Licitações e Contratos, publicados em revistas especializadas. Instrutora, desde 2004, de cursos, treinamentos e seminários na área de Licitações e Contratos.

GABRIELA PÉRCIO

JONAS LIMA

Advogado com 26 anos de experiência em licitações públicas nacionais e internacionais, incluindo, consultoria em consórcios e outras joint ventures. Ex-professor de Direito Administrativo da UDF. Pós-graduado em Direito Público pelo IDP. Especialista em Compliance Regulatório pela Universidade da Pensilvânia. Ex-assessor da Presidência da República / CGU e da Procuradoria-Geral da República. Autor de 5 (cinco) livros, incluindo “Licitação Pública Internacional no Brasil” (Editora Negócios Públicos, 2010), co-autor do guia da AMCHAM “How to do Government Contracts in Brazil” (2010/2014), palestrante em mais de 150 eventos em 18 Estados no Brasil, além dos internacionais em Washington, Nova Iorque, Houston, Miami, Boston, Buenos Aires e Hong Kong, para mais de 7 mil participantes.

JONAS LIMA

KETLIN FEITOSA

Mestre em Administração Pública pelo IDP. MBA em Gestão e Tecnologias Ambientais pela USP; É Pós Graduada em Desenvolvimento Sustentável e Meio Ambiente pela FGV; Atualmente é Assessora-Chefe de Gestão Sustentável do Superior Tribunal de Justiça (STJ); Sendo uma das referências na discussão das políticas públicas de gestão sustentável e da responsabilidade socioambiental nos órgãos públicos.

KETLIN FEITOSA

LICURGO MOURÃO

Pós-doutorando na Escola de Artes, Ciências e Humanidades da Universidade de São Paulo (USP). Doutor em Direito Econômico, Financeiro e Tributário pela Faculdade de Direito do Largo São Francisco da Universidade de São Paulo – USP (2016), Certified Compliance & Ethics Professional – International pela Society of Corporate Compliance and Ethics EUA (2019); Mestre em Direito Econômico pela UFPB (2005); pós-graduado em Direito Administrativo (2003), Contabilidade Pública e Controladoria Governamental pela UFPE (1997). Bacharel em Direito (2001) e em Administração de Empresas (1992) pela Universidade Católica de Pernambuco; ex-Advogado; ex-Auditor Tributário e de Contas Públicas. Palestrante e conferencista internacional; Professor convidado da Universidad San Nicolas de Hidalgo Michoacán – México. Atualmente Conselheiro Substituto do Tribunal de Contas do Estado de Minas Gerais.

LICURGO MOURÃO

Michelle Marry

Advogada da União. Coordenadora-Geral de Orientação e Diretora substituta no DECOR/AGU. Mestre em Direito Constitucional pelo IDP e pós-graduada em Direito Público pela UnB, IDP e Faculdade Projeção. Coautora de livros sobre a Nova Lei de Licitações e Contratos Administrativos, governança e compliance no setor público, e parcerias público-privadas. Membra do INCP e do IDADF, além de Coordenadora da Câmara Nacional de Licitação e Contratos Administrativos e membra da Câmara de Convênios da CGU/AGU. Estudou Direito Americano na Thomas Jefferson School of Law (EUA) e Controle na Contratação Pública (Portugal). Certificada em Negociação Avançada (FGV) e Aquisições do Banco Mundial. Professora, palestrante e autora de artigos jurídicos.

Michelle Marry

RAFAEL JARDIM

Auditor Federal de Controle Externo, é dirigente do TCU. Ex-Secretário de Controle Externo do Sistema Financeiro Nacional e Ex-Secretário de Combate a Corrupção daquela Corte. Coautor dos livros “Obras Públicas: comentários à jurisprudência do TCU” – 4ª Edição, “O RDC e a Contratação Integrada na prática”, “Lei Anticorrupção e Temas de Compliance” e “O Controle da Administração Pública na Era Digital”. No TCU desde 2005, foi também titular da Secretaria Extraordinária de Operações Especiais em Infraestrutura. Ocupou os cargos de Secretário de Fiscalização de Infraestrutura de Petróleo e, também, de Fiscalização de Obras de Energia.

RAFAEL JARDIM

RENATO FENILI

Doutor e mestre em Administração, pela Universidade de Brasília. Pós-doutorando no Instituto de Biotecnologia da Universidade de Brasília. Ocupa atualmente o cargo de Subsecretário de Gestão do Governo do Estado de São Paulo. Ex-diretor de Compras da Câmara dos Deputados, ex-Secretário Adjunto de Gestão e ex-Secretário Nacional de Gestão. Escritor e palestrante nacional e internacional na temática de licitações e contratos administrativos, inovação e empreendedorismo público.

RENATO FENILI

RONNY CHARLES

Advogado. Doutorando em Direito do Estado pela UFPE. Mestre em Direito Econômico pela UFPB. Pós-graduado em Direito tributário (IDP). Pós-graduado em Ciências Jurídicas (UNP). Membro da Câmara Nacional de licitações e contratos da Consultoria Geral da União (AGU). Autor ou coautor de diversos livros jurídicos, entre eles: Leis de licitações públicas comentadas; Direito Administrativo; Leis de licitações e contratos para empresas estatais; Comentários à Lei de Improbidade administrativa; Análise econômica das licitações e contratos.

RONNY CHARLES

TATIANA CAMARÃO

Vice-Presidente do Instituto Mineiro de Direito Administrativo – IMDA. Mestre em Direito Administrativo pela UFMG. Professora da Pós Graduação PUC/MG. Coautora dos livros: Manual Prático do Pregão pela Editora Mandamentos; Termo de Referência; Gestão e Fiscalização de Contratos; Processo Administrativo; Comentários à Lei de Licitações e Contratos Administrativos. Lei 14133/2021; As contratações de inovação pela Administração Pública à luz do Marco Legal das Startups e do Empreendedorismo e Coorda. Manual de Contratação de TIC sob a Ótica da Nova Lei de Licitações e Contratos Administrativos, pela Editora Fórum.

TATIANA CAMARÃO

O MAIOR TIME DE ESPECIALISTAS REUNIDOS PARA ABORDAR A TEMÁTICA DE CONTRATAÇÕES DAS EMPRESAS ESTATAIS

ANNA MORONI

ANDREA HELOISA

CRISTIANA FORTINI

CHRISTIANNE STROPPA

EDNILSON ALVES

GABRIELA PÉRCIO

JONAS LIMA

KETLIN FEITOSA

LICURGO MOURÃO

MICHELLE MARRY

RAFAEL JARDIM

RENATO FENILI

RONNY CHARLES

TATIANA CAMARÃO

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ANNA MORONI

Advogada especialista em Direito Público com atuação especializada em contratações públicas licitações e contratos administrativos. Membra da Rede Governança Brasil e Sub-Comitê de Fornecedores. Diretora pedagógica em projetos de capacitação e eventos em contratações públicas para servidores públicos. Conteudista, palestrante, professora e CEO Eleva.

ANDREA HELOISA

Especialista em Direito Público pela Universidade Presidente Antônio Carlos (UNIPAC), e em Direito Processual Civil pela AVM Faculdade Integrada, bacharel em Direito e em Administração, pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), sendo premiada como melhor desempenho da turma pelo CRA/MG. Certificada em Formação de Líderes em Cibersegurança pela Fundação Instituto de Administração (FIA) e em Formação Profissional Gestão de Privacidade pela TI Exames. Com 27 anos na área pública; Atuou como analista, pregoeira e membro de Comissão de Licitação, nas seguintes instituições: Prodemge como Superintendente de Apoio Logístico (2012-1015), Superintendente de Aquisições e Contratos (2015-2018).  Presidente da Comissão Especial de Licitação da Codemge (2019). Diretora da Central de Compras da Seplag/MG (2019-2020). Gerente Administrativo Financeiro da Conexis Brasil Digital (2022 até hoje).

CRISTIANA FORTINI

Doutora em Direito pela Universidade Federal de Minas Gerais (2003). Pós-doutora na George Washington University (2015). Professora Visitante da Universidade de Pisa/Itália. Professora da graduação, mestrado e doutorado (corpo permanente) na Faculdade de Direito da UFMG. Professora do mestrado (corpo permanente) da Faculdade de Direito Milton Campos. Presidente do Instituto Brasileiro de Direito Administrativo (IBDA). Atuou como Controladora-Geral e também Procuradora-Geral Adjunta de Belo Horizonte/MG. Editora da Revista Brasileira de Estudos Políticos (Rbep). Membro do corpo de Mediadores e Árbitros do Centro Brasileiro de Litígios Econômicos. Atualmente é Vice-Presidente jurídica da CEMIG.

CHRISTIANNE STROPPA

Doutora e Mestre pela PUC/SP. Professora de Direito Administrativo da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, Professora de cursos de Especialização no COGEAE/PUCSP, na Faculdade Damásio de Jesus e na Faculdade CERS. Ex-Assessora de Controle Externo no Tribunal de Contas do Município de São Paulo. Membra associada do Instituto Brasileiro de Direito Administrativo – IBDA, do Instituto de Direito Administrativo Paulista – IDAP, do Instituto dos Advogados de São Paulo – IASP e do Instituto Nacional de Contratação Pública – INCP.

EDNILSON ALVES

Administrador, mestrando em Administração Pública pela Universidade Federal de Goiás (UFG), pós-graduado em Estratégias Empresariais pela UFG, MBA em Licitações e Contratos pelo IPOG. Servidor há 18 anos da Estatal Celg Participações S.A. Professor de pós-graduação e de cursos na área de Licitações e Contratos. Foi responsável pela elaboração e implantação do Regulamento Interno de Licitações e Contratos da Companhia Celg Participações S.A., pela Lei das Estatais nº13.303/2016. Atualmente também atua em compras públicas como Servidor na EMATER/GO.

GABRIELA PÉRCIO

Advogada e consultora em Licitações e Contratos Administrativos. Graduada em Direito pela Pontifícia Universidade Católica do Paraná. Especialista em Direito Administrativo pela Faculdade de Direito de Curitiba – FDC-UNICURITIBA. Mestre em Gestão de Políticas Públicas pela Universidade do Vale do Itajaí-SC. Consultora na Zênite Informação e Consultoria S/A de 1998 a 2004. Servidora do Tribunal de Contas do Estado do Paraná de 2004 a 2006. Diretora Técnica da Consultoria Negócios Públicos de 2007 a 2010. Autora do livro “Contratos Administrativos – Manual para Gestores e Fiscais”, Ed. Juruá, Curitiba, 2015. Autora de diversos artigos sobre o tema Licitações e Contratos, publicados em revistas especializadas. Instrutora, desde 2004, de cursos, treinamentos e seminários na área de Licitações e Contratos.

JONAS LIMA

Advogado com 26 anos de experiência em licitações públicas nacionais e internacionais, incluindo, consultoria em consórcios e outras joint ventures. Ex-professor de Direito Administrativo da UDF. Pós-graduado em Direito Público pelo IDP. Especialista em Compliance Regulatório pela Universidade da Pensilvânia. Ex-assessor da Presidência da República / CGU e da Procuradoria-Geral da República. Autor de 5 (cinco) livros, incluindo “Licitação Pública Internacional no Brasil” (Editora Negócios Públicos, 2010), co-autor do guia da AMCHAM “How to do Government Contracts in Brazil” (2010/2014), palestrante em mais de 150 eventos em 18 Estados no Brasil, além dos internacionais em Washington, Nova Iorque, Houston, Miami, Boston, Buenos Aires e Hong Kong, para mais de 7 mil participantes.

KETLIN FEITOSA

Mestre em Administração Pública pelo IDP. MBA em Gestão e Tecnologias Ambientais pela USP; É Pós Graduada em Desenvolvimento Sustentável e Meio Ambiente pela FGV; Atualmente é Assessora-Chefe de Gestão Sustentável do Superior Tribunal de Justiça (STJ); Sendo uma das referências na discussão das políticas públicas de gestão sustentável e da responsabilidade socioambiental nos órgãos públicos.

LICURGO MOURÃO

Pós-doutorando na Escola de Artes, Ciências e Humanidades da Universidade de São Paulo (USP). Doutor em Direito Econômico, Financeiro e Tributário pela Faculdade de Direito do Largo São Francisco da Universidade de São Paulo – USP (2016), Certified Compliance & Ethics Professional – International pela Society of Corporate Compliance and Ethics EUA (2019); Mestre em Direito Econômico pela UFPB (2005); pós-graduado em Direito Administrativo (2003), Contabilidade Pública e Controladoria Governamental pela UFPE (1997). Bacharel em Direito (2001) e em Administração de Empresas (1992) pela Universidade Católica de Pernambuco; ex-Advogado; ex-Auditor Tributário e de Contas Públicas. Palestrante e conferencista internacional; Professor convidado da Universidad San Nicolas de Hidalgo Michoacán – México. Atualmente Conselheiro Substituto do Tribunal de Contas do Estado de Minas Gerais.

MICHELLE MARRY

Advogada da União. Coordenadora-Geral de Orientação e Diretora substituta no DECOR/AGU. Mestre em Direito Constitucional pelo IDP e pós-graduada em Direito Público pela UnB, IDP e Faculdade Projeção. Coautora de livros sobre a Nova Lei de Licitações e Contratos Administrativos, governança e compliance no setor público, e parcerias público-privadas. Membra do INCP e do IDADF, além de Coordenadora da Câmara Nacional de Licitação e Contratos Administrativos e membra da Câmara de Convênios da CGU/AGU. Estudou Direito Americano na Thomas Jefferson School of Law (EUA) e Controle na Contratação Pública (Portugal). Certificada em Negociação Avançada (FGV) e Aquisições do Banco Mundial. Professora, palestrante e autora de artigos jurídicos.

RAFAEL JARDIM

Auditor Federal de Controle Externo, é dirigente do TCU. Ex-Secretário de Controle Externo do Sistema Financeiro Nacional e Ex-Secretário de Combate a Corrupção daquela Corte. Coautor dos livros “Obras Públicas: comentários à jurisprudência do TCU” – 4ª Edição, “O RDC e a Contratação Integrada na prática”, “Lei Anticorrupção e Temas de Compliance” e “O Controle da Administração Pública na Era Digital”.
No TCU desde 2005, foi também titular da Secretaria Extraordinária de Operações Especiais em Infraestrutura. Ocupou os cargos de Secretário de Fiscalização de Infraestrutura de Petróleo e, também, de Fiscalização de Obras de Energia.

RENATO FENILI

Doutor e mestre em Administração, pela Universidade de Brasília. Pós-doutorando no Instituto de Biotecnologia da Universidade de Brasília. Ocupa atualmente o cargo de Subsecretário de Gestão do Governo do Estado de São Paulo. Ex-diretor de Compras da Câmara dos Deputados, ex-Secretário Adjunto de Gestão e ex-Secretário Nacional de Gestão. Escritor e palestrante nacional e internacional na temática de licitações e contratos administrativos, inovação e empreendedorismo público.

RONNY CHARLES

Advogado. Doutorando em Direito do Estado pela UFPE. Mestre em Direito Econômico pela UFPB. Pós-graduado em Direito tributário (IDP). Pós-graduado em Ciências Jurídicas (UNP). Membro da Câmara Nacional de licitações e contratos da Consultoria Geral da União (AGU). Autor ou coautor de diversos livros jurídicos, entre eles: Leis de licitações públicas comentadas; Direito Administrativo; Leis de licitações e contratos para empresas estatais; Comentários à Lei de Improbidade administrativa; Análise econômica das licitações e contratos.

No TCU desde 2005, foi também titular da Secretaria Extraordinária de Operações Especiais em Infraestrutura. Ocupou os cargos de Secretário de Fiscalização de Infraestrutura de Petróleo e, também, de Fiscalização de Obras de Energia.

TATIANA CAMARÃO

Vice-Presidente do Instituto Mineiro de Direito Administrativo – IMDA. Mestre em Direito Administrativo pela UFMG. Professora da Pós Graduação PUC/MG. Coautora dos livros: Manual Prático do Pregão pela Editora Mandamentos; Termo de Referência; Gestão e Fiscalização de Contratos; Processo Administrativo; Comentários à Lei de Licitações e Contratos Administrativos. Lei 14133/2021; As contratações de inovação pela Administração Pública à luz do Marco Legal das Startups e do Empreendedorismo e Coorda. Manual de Contratação de TIC sob a Ótica da Nova Lei de Licitações e Contratos Administrativos, pela Editora Fórum.

No TCU desde 2005, foi também titular da Secretaria Extraordinária de Operações Especiais em Infraestrutura. Ocupou os cargos de Secretário de Fiscalização de Infraestrutura de Petróleo e, também, de Fiscalização de Obras de Energia.

Política de Privacidade

Última atualização: 30 de outubro de 2024

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