COMPRAS GOVERNAMENTAIS EFICIENTES — Estudos Avançados do Planejamento à Seleção de Fornecedor com Auxílio da Inteligência Artificial.

Data:

24 e 25 Setembro

Carga Horária:

16 horas

Local:

Presencial em Goiânia

Sobre o curso

A Eleva Soluções Públicas, referência em educação corporativa para o setor público, apresenta seu novo curso intensivo voltado à formação de agentes públicos que atuam no coração das contratações governamentais: o processo licitatório. Da fase do planejamento à seleção do fornecedor (pregão e concorrência), o curso proporciona uma visão integrada e aprofundada dos principais marcos da Lei n. 14.133/2021, com foco em segurança jurídica, eficiência administrativa e inovação.

Mais do que entender a legislação, o curso prepara os participantes para aplicar, com precisão técnica, cada etapa do procedimento licitatório — da elaboração dos estudos técnicos preliminares à condução do pregão. Com conteúdos atualizados, abordagem prática, análise de jurisprudência e simulações aplicadas, os módulos abordam planejamento da contratação, pesquisa de preços, termo de referência, critérios de julgamento, habilitação, e as novas inovações que envolvem o uso de tecnologias, como a inteligência artificial.

Voltado a servidores que elaboram termos de referência, conduzem pesquisas de preços, atuam como pregoeiros, agentes de contratação, ou integram comissões de apoio, este curso foi desenhado para quem precisa ir além do formalismo. Trata-se de um caminho exclusivo para elevar o domínio técnico sobre as licitações públicas — com método, clareza e responsabilidade.

Objetivos

  •     Dominar os Fundamentos Legais: Compreender e aplicar os principais aspectos da Lei n. 14.133/2021, abordando suas diretrizes e normas relativas ao planejamento e seleção do fornecedor nas contratações públicas.
  •     Planejamento Estratégico: Desenvolver habilidades para elaborar um planejamento detalhado das contratações públicas, garantindo eficiência e conformidade com as exigências legais e administrativas.
  •     Tecnologias Inovadoras: Explorar o uso de inteligência artificial e outras tecnologias emergentes no processo de planejamento e seleção de fornecedores, visando a otimização e modernização dos procedimentos.
  •     Critérios de Seleção e Habilitação: Aprender a definir e aplicar critérios claros e justos para a seleção e habilitação de fornecedores, assegurando transparência e competitividade nas licitações públicas.

 

Público-alvo

Pregoeiros; Agentes de Contratação; Membros de comissão de contratação; Membros da equipe de apoio; Membros de comissão de planejamento; Servidores públicos da área demandante, da área técnica e do setor de licitações e contratos participam das diversas etapas do planejamento da licitação; Profissionais de controle interno e externo; Consultores jurídicos advogados e ordenadores de despesa. Interessados nos temas “Planejamento”; “Termo de Referência”; “Projeto Básico”; “Pesquisa de Preços”; “Pregão e Concorrência”;

Diferenciais do curso

Construção de checklist das etapas das contratações
Acervo das profissionais sobre pesquisas de materiais sobre os temas
Materiais complementares: apostila e minutas
Prática de casos concretos

Valor do investimento

R$1.900.00

Forma de pagamento:

O pagamento da inscrição deverá ser efetuado, em parcela única, em nome de: Eleva Soluções Públicas - CNPJ nº. 47.766.718/0001-57. No seguinte banco:

Banco do Brasil (001)
Agência: 3229-8 Conta Corrente: 70445-8

Incluso:

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Material didático com conteúdo exclusivo
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Apostila impressa com conteúdo exclusivo
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Certificado digital com autenticidade
coffee
Coffee Breaks
cupom - AM-2

Professor

Evaldo Ramos
Pós-Graduado em Licitações e Contratos, Bacharel em Direito e Administração de Empresas, já atuou como Diretor de Licitações do Tribunal de Contas da União, onde ocupa desde 2006 o cargo de Auditor Federal de Controle Externo. Dentre suas atribuições profissionais, atua como Pregoeiro, Leiloeiro e Presidente de Comissões Especiais de Licitação. Colaborador do Instituto Serzedelo Correa, unidade do TCU responsável pelas ações de capacitação do órgão, e também da Escola Nacional de Administração Pública-ENAP, onde ministra o curso de Fundamentos de Pregão Eletrônico. Já ministrou diversos Cursos de Formação e Capacitação de Pregoeiros pelo Brasil.

Conteúdo programático

MÓDULO 1: INTRODUÇÃO À LEI Nº 14.133/2021 E AOS ESTUDOS TÉCNICOS PRELIMINARES E TERMOS DE REFERÊNCIA

- Noções gerais sobre o processo de contratação pública: agentes públicos, critérios de julgamento, modos de disputa e modalidades de licitação.

- A etapa de planejamento do processo de contratação pública.

- Principais conceitos e definições relacionados à nova Lei de Licitações e Contratos Administrativos.

- Objetivos e a importância dos estudos técnicos preliminares e termos de referência em processos licitatórios.

- Competência para elaboração dos artefatos de planejamento da contratação.

- Responsabilidade por falhas ou vícios na elaboração de estudos técnicos preliminares e termos de referência.

- Dispensabilidade do estudo técnico preliminar.



MÓDULO 2: PESQUISA DE PREÇOS

- As regras sobre elaboração do orçamento estimado na Lei nº 14.133/2021.

- O regulamento federal de pesquisa de preços – IN Seges n. 65/2021;

- Diferença entre pesquisa de mercado e pesquisa de preços;

- Princípio da padronização na pesquisa de preços;

- Principais fontes de consulta de preços (cesta de preços);

- Sobrepreço e superfaturamento;

- Critérios matemáticos para cálculo do valor estimado da contratação;

- O uso da Curva ABC na pesquisa de preços;

- A data do orçamento e o marco inicial do reajuste contratual;

- A pesquisa de preços para dispensas e inexigibilidades

- A pesquisa de preços concomitante com a seleção da proposta mais vantajosa na dispensa eletrônica;

- A justificativa de preços na contratação por inexigibilidade;

- Jurisprudência do Tribunal de Contas da União;



MÓDULO 3: ELABORAÇÃO DO TERMO DE REFERÊNCIA

- Aspectos fundamentais na elaboração do termo de referência.

- Etapas envolvidas na construção do termo de referência, incluindo a descrição detalhada do objeto, a definição dos critérios de seleção e julgamento, e a definição das responsabilidades e obrigações das partes envolvidas.

- Definição do objeto.

- Fundamentação da contratação.

- Descrição da solução como um todo.

- Requisitos da contratação.

- Modelo de execução do objeto.

- Modelo de gestão do contrato.

- Critérios de medição e pagamento.

- Formas e critérios de seleção do fornecedor.

- Estimativa do valor da contratação.

- Adequação orçamentária.

- Boas práticas para redigir um termo de referência completo, preciso e que atenda às exigências da Lei nº 14.133/2021.



MÓDULO 4 - AS LICITAÇÕES NA NOVA LEI - PREGÃO E CONCORRÊNCIA
  1.     A forma eletrônica e as condições para uso da forma presencial.
  2.     Modalidades de licitação: concorrência, pregão, concurso, leilão e diálogo competitivo. Objeto, critérios de julgamento e agentes responsáveis.
  3.   Rito procedimental do pregão e da concorrência. A ordem de julgamento e habilitação.
  4.   A inversão de fases
  5.   Critérios de julgamento: menor preço, maior desconto, melhor técnica ou conteúdo artístico, técnica e preço, maior oferta e maior retorno econômico.
  6.   Regimes de contratação: diferença entre empreitada por preço global e unitário. O regime de fornecimento com prestação de serviço associado.
  7.   Parecer jurídico. Funções de controle, consultoria e representação judicial e extrajudicial da advocacia pública.
  8.     Modos de disputa: aberto, fechado e combinado. 
  9.   Garantia de proposta.
  10.   Julgamento da proposta.
  11.   Inexequibilidade de preços
  12.   Negociação
  13.   Saneamento de falhas
  14. Etapa de habilitação. Regras gerais. Vistoria técnica obrigatória. Diligências.
  15.   Habilitação jurídica (pessoa física e jurídica). 
  16.   Habilitação fiscal, social e trabalhista
  17.   Habilitação técnica: capacidade técnico-profissional e técnico-operacional. Limites e formas para comprovação.
  18.   Habilitação econômico-financeira. 
  19.   Encerramento da licitação
  20.   Restituição para correção de falhas ou vícios
  21.   Revogação por conveniência ou oportunidade
  22.   Anulação de ofício ou por provocação de terceiros
  23.   Adjudicação e homologação do certame

 

 MÓDULO 5 – RECURSOS ADMINISTRATIVOS

  1.   Recursos: recurso hierárquico e pedido de reconsideração
  2.   Manifestação de interesse em recorrer
  3.   Prazo
  4.   Forma e processamento
  5.   Efeito suspensivo
  6.   Decisão recursal e retorno de fase na licitação 



Local do curso

*Curso ministrado presencialmente em Goiânia/GO | Maiores informações sobre o local, clique sobre a tag no mapa.

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