PLANEJAMENTO NAS CONTRATAÇÕES: Elaboração do DFD, ETP, TR e Pesquisa de Preços.

Data:

a definir

Carga Horária:

16 horas

Local:

Presencial em Goiânia

Sobre o curso

Sabemos que o êxito das contratações públicas guarda consonância em um planejamento alinhado, com a boa utilização dos instrumentos legais a disposição do agente público, compreendendo a elaboração do estudo técnico preliminar, posteriormente, suas etapas subsequentes, até o termo de referência.

Com o advento da Nova Lei de Licitações, a etapa de planejamento incorporou boas práticas e julgados dos Tribunais de Contas sobre a matéria visando uniformização, clareza e eficiência nas regras sobre contratação.

Significa dizer que, os agentes envolvidos no processo de planejamento devem estar em busca das inovações contidas nesta fase preparatória, privilegiando minimizar as dificuldades encontradas na condução do dia a dia das repartições públicas diante das suas necessidades.

Esta capacitação foi preparada visando apresentar aos agentes as boas práticas e ferramentas a serem observadas nesta etapa do processo, focada na boa elaboração dos seus instrumentos com a finalidade de promover elevar os processos de contratação pública ao mais alto nível.

Objetivos

Elevar o conhecimento do público-alvo sobre os principais instrumentos de planejamento das contratações públicas, por meio de boas práticas, julgados, jurisprudências, regulamentos, oficinas práticas e uso de tecnologia.

Público-alvo

Membros de comissão de planejamento; Membros de comissão de contratação e agentes de contratação, para robustecimento e melhor gestão de risco dos processos licitatórios; Servidores públicos da área demandante, da área técnica e do setor de licitações e contratos participam das diversas etapas do planejamento da licitação; Profissionais de controle interno e externo; Consultores jurídicos advogados e ordenadores de despesa. Interessados nos temas “Planejamento”; “Termo de Referência”; “Projeto Básico”; e “Pesquisa de Preços”.

Diferenciais do curso

Construção de checklist das etapas das contratações
Acervo das profissionais sobre pesquisas de materiais sobre os temas
Quizz: Perguntas e respostas personalizadas via App exclusivo
Gamificação ZOE - App exclusivo (aprendizado com jogo exclusivo)
Materiais complementares: apostila e minutas
Prática de casos concretos

Valor do investimento

R$ 1.750,00

Forma de pagamento:

O pagamento da inscrição deverá ser efetuado, em parcela única, em nome de: Eleva Soluções Públicas - CNPJ nº. 47.766.718/0001-57. No seguinte banco:

Banco do Brasil (001)
Agência: 3229-8 Conta Corrente: 70445-8

 

Incluso:

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Material didático com conteúdo exclusivo
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Apostila impressa com conteúdo exclusivo
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Certificado digital com autenticidade
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Coffee Breaks
v2 (25 x 25 cm)-3
Gamificação
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Professor

FELIPE ANSALONI
Advogado e Administrador. Mestrando em Administração e especialista em Direito Público.É consultor do Ministério da Fazenda, da ESAF em Minas Gerais e Pará, do Sistema SEBRAE, do Sistema FIEMG/IEL, da Fundação João Pinheiro, da Associação Mineira de Municípios – AMM, da Confederação Nacional de Municípios – CNM. É advogado e administrador público, especializado em Licitações e Contratos Administrativos, atuando nessas áreas há mais de uma década. Atualmente assessora Municípios, Câmaras Municipais, Associações, entidades do terceiro setor e empresas privadas em licitações e contratos públicos. Foi servidor público concursado, na Secretaria de Estado de Planejamento e Gestão de Minas Gerais e gerenciou a implantação do Módulo de Fornecedores do Portal de Compras do Governo de Minas. Foi analista de Políticas Públicas do SEBRAE-MG. Atualmente também coordena o Programa Compra Mais 2, realizado pelo SEBRAE-RJ e a Secretaria de Estado de Planejamento e Gestão do Estado do Rio de Janeiro.

Conteúdo programático

O PLANEJAMENTO ESTRATEGICO DA CONTRATAÇÃO NA IN 05/2017 E NA LEI 14.133/2021

A importância do planejamento da contratação;

Objetivos do planejamento;

Fases da Contratação Pública:

o Fase de Planejamento

o Fase de Seleção do Fornecedor

o Fase de Gestão e Fiscalização de Contrato

A atuação dos servidores públicos em cada fase X Princípio da Segregação de Funções

Principais diferenças entre DFD, ETP, TR e técnicas para elaboração de cada artefato

DOCUMENTO DE FORMALIZAÇÃO DA DEMANDA

Conceito do Documento de Formalização da Demanda – DFD;

Elementos do DFD;

Estudo detalhado do DFD com a apresentação de modelos.

ESTUDO TÉCNICO PRELIMINAR

Conceito de ETP

ETP Simplificado e ETP Completo: quando usar cada um

Exceções à elaboração dos ETP

Elementos dos Estudos Técnicos Preliminares

o Descrição da necessidade da contratação

o Descrição dos requisitos da contratação

o Levantamento de mercado

o Descrição da solução como um todo

o Estimativa das quantidades a serem contratadas

o Estimativa do valor da contratação

o Justificativa para o parcelamento ou não da solução

o Contratações correlatas e/ou interdependentes

o Alinhamento entre a contratação e o planejamento estratégico

o Plano Contratações Anual

o Resultados pretendidos

o Providências de adequação do órgão ou entidade

o Impactos ambientais e medidas de tratamento

o Conclusão sobre a viabilidade e a razoabilidade da contratação

Estudo detalhado do DFD com a apresentação de modelos;

O ETP e a jurisprudência dos principais Tribunais de Contas.

TERMO DE REFERÊNCIA E PESQUISA DE PREÇOS

Conceito e funções do Termo de Referência;

A importante função do Termo de Referência para seleção da proposta mais vantajosa;

Competência para a elaboração do Termo de Referência;

Exceções à elaboração do TR;

Elementos do TR:

o Fundamentação (motivação) da contratação;

o Descrição da solução como um todo;

o Requisitos necessários;

o Modelo de Execução do objeto:;

o Modelo de Gestão do contrato;

o Critérios de medição e pagamento;

o Forma e critérios de seleção do fornecedor;

o Estimativa do valor da contratação;

o Pesquisa de preços e estimativa de valor de acordo com a IN 65/21

§ Pesquisa de Preços x Pesquisa de Mercado

§ Circunstâncias específicas de mercado, contexto econômico e sua influência no valor estimado da contratação

§ Preço e economia de escala

§ E os três orçamentos?

§ Principais pontos da IN 65/2021;

§ Parâmetros para a realização da pesquisa de preços;

§ Boas Práticas e Modelos de relatórios para a realização da Pesquisa de Preços.

Adequação orçamentária.

Definição dos prazos.

Local do curso

*Curso ministrado presencialmente em Goiânia | Maiores informações sobre o local, clique sobre a tag no mapa.

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